segunda-feira, 12 de maio de 2008

Planeta Terror



Quando dois artistas geniais como Robert Rodriguez e Quentin Tarantino se juntam e resolvem criar algo, o resultado só pode ser muito bom. Num tributo às sessões duplas do cinema de terror de antigamente (lá para os idos de 70 e companhia) resultou Grindhouse. Uma double-feature que consiste de 'Death Proof' de Tarantino e a obra-prima em que me vou centrar no presente artigo - 'Planet Terror'.

Tudo está bem no mundo até ao dia em que, algures numa base militar perdida no meio do Texas, um arrufo entre negociantes manhosos com muitos tiros à mistura provoca a libertação para a atmosfera de uma suposta arma biológica. Todos aqueles expostos a este gás altamente contagioso sofrem o pequeno inconveniente de se transformarem em zombies assassinos e devoradores de carne! Ora digam lá que não está já tudo bastante delicioso!? Mas há mais e melhor! No meio disto tudo vamos ter um grupo bastante caricato de heróis, que juntos irão combater a praga, destilando litros e litros de sangue por tudo quanto é pixel de imagem.

A nossa heroína é Cherry, uma go-go dancer, que fruto de um ferimento mais grave se viu privada da perna direita. Este detalhe rapidamente é resolvido pelo seu namorado, o mecânico Wray, recorrendo ao seguinte brinquedo:


Exacto! Por esta altura é normal que começem a salivar em antecipação. Com tanta promessa boa não há quem resista! A nossa equipa de heróis improvisados lá parte em busca de refúgio ou de uma solução miraculosa. Ao mesmo tempo que vão aniquilando zombies pelo caminho, têm de se precaver contra os militares obscuros e algo dementes que se lhes opõem também, e que são liderados por Bruce Willis. Ele que contribui para este filme com um papel secundário magnífico. Igualmente digno de registo é o cameo de Tarantino, no papel de soldado nojento e perverso. Tudo muito bem. A história resume-se a isto, o resto do filme é toda uma magnificiência visual e sonora ao melhor estilo série B (ou Z). Efeitos especiais exageradíssimos, com muitas explosões e destruição, litros e litros de sangue que irrompem exageradamente de tudo quanto é ferimento, pedaços de corpos por tudo quanto é lado.


Isto e muito mais fazem desta película uma pequena delícia para os apreciadores do género. Para aqueles que realmente gostam do pormenor, há as falhas de imagem, cortes abruptos, mudanças de rolo, tudo propositado e tudo muito ao estilo do cinema dourado de terror de há umas décadas. Até temos trailers fictícios antes do filme propriamente dito começar, e aqui 'Machete', título da apresentação que vemos antes do começo de Planet Terror, ganha desde logo a nossa adulação (há informação dispersa pela net sobre a possibilidade de Machete ser convertida numa longa metragem por conta própria).

Planet Terror é um produto clássico Rodriguez. Grosseiro, inapropriado, indecente. E é por isso tudo que o devemos adorar. É tudo intencional e este é sem dúvida um grandioso tributo ao gore barato e rasca que há uns anos atrás glorificava o género de terror pelas salas de cinema. Ainda que parte de uma double-feature, partilhando os louros com 'Death Proof' de Tarantino (também um filmaço e que nos recupera Kurt Russell no seu melhor), é 'Planet Terror' que se destaca, merecendo a glória do mais alto degrau do pódio. Incontestadamente adorado pelo total de um bando de 10 taralhões!

Despeço-me com amizade.

17 comentários:

Anónimo disse...

Sim senhor. Este filme é fabuloso.
Só falta falar aí de uma coisa que me intrigou: Como raio é que o Sayid saiu da ilha? o.O

Anónimo disse...

Ei! O Filme tem um ano!!! Falem de coisas mais actuais!

Ishkur disse...

Caro comentador não identificado. Saúdo desde já a sua participação deveras activa no Ninho.

Consigo inclusivé ignorar o medo que tenha de assumir a identidade; neste blog aceitamos toda a crítica pois não tentamos impressionar ninguém, não precisamos disso.

Aproveito, por essa ordem de ideias, para frisar que não censuramos ninguém, logo o SPAM abrupto que vossemecê deixou na caixa de correio para moderação de comentários com a frase "CENSURA" é simplesmente idiota. Como vê o seu comentário está cá. Felizmente tenho vida própria e amigos reais (alguns) e uma vida sexual activa, e como tal não perco todos os minutos do meu dia em frente ao computador a ver o mail. Esse programa super fantástico deixo-o ao caro "anónimo", que pelos vistos é adepto da prática de jogo da bolacha single-player mode 24h por dia.

Em última instância, resta-me acrescentar que o seu comentário é deveras relevante... FOR ME TO POOP ON! Estava a brincar... then again...

A sua participação é encorajada! Aguardo novos comentários inúteis!

Anónimo disse...

Caro ishkur (que nick mais pederasta)

Na realidade, ao contrário do que Vossa Encelência (foi de propósito, simplesmente para responder ao "vossemecê") tão fugazmente tenta insinuar sobre o meu Ser, também Eu tenho uma vida própria. Igualmente, folgo em saber que a sua vida sexual está bem e se recomenda (não compreendo, no entanto, essa necessidade vã de o afirmar "publicamente")!

Porque Me chama comentador não identificado, quando estou perfeitamente identificado? anónimo! Eu sou O anónimo! Aquela figura que assombra os blogs por esse mundo fora! A falta de discernimento dos cibernautas, leva-os a crer que o nick "anónimo" é uma figura que permite a qualquer comentador explanar determinados posts da forma mais estupida, inutil ou ofensiva sem que a sua identidade seja revelada! No entanto, tal premissa não poderia estar mais longe da realidade! Só existe um anónimo, anônimo, anonimous, o que Me queiram chamar, na blogosfera: EU, o anónimo!

Todos os comentários inuteis surgem apenas de uma mente alienada e insensata: A MINHA!

Quanto ao jogo da bolacha, nem conheço... provavelmente devido à Minha (alegada) triste existência!

A relevância do Meu comentário... bem quanto a isso acho que estamos conversados... é um comentário do anónimo!

Fico muito feliz por constatar que este blog é "Censura FREE", resta-me perguntar onde estão, então, os Meus 7 comentários a dizer "CENSURA!!!!"?

See you around...

Ishkur disse...

Caro comentador não identificado,

Como referi, este blog é livre de censura. Não disse que era livre de SPAM.

Até um próximo comentário.

Anónimo disse...

Is that your best?

Até um outro post!

Barrabás disse...

Ui! Fico uma semana (mais coisa menos coisa) sem aparecer e quando venho, verifico que já se usam palavras como "pederasta" nos comentários!!! Anónimo, use palavras que toda a gente possa compreender!! Eu tive de ir ver ao dicionário o que significava essa porra! Ganda cromo, caralho!

Anónimo disse...

Outro energúmeno com um blog "notável"...
E Eu era o tal que não tinha vida!
Barrabas é português? Sabe português? Que quesito desassisado! (toma lá mais duas para procurares)
Deve ser emigrante de uma aldeia perdida numa montanha do Tajiquistão. (sabe onde é?)

Caro autor identificado (também cognominado por ishkur), continuo à espera de mais postagens... O seu colega de blog não se mete nisto?
Aposto que ele com aquele nick "varonil" ia tornar a conversa muito mais rendosa!

Post Scriptum: Perdoem-me o português "caro", mas desde que soube há um leitor a tentar aprender a língua de Camões, não resisto a obrigá-lo a consultar o dicionário!

Skizo disse...

epá eu também gostava de usar palavrões caros num post com um tamanho considerável para passar por culto. Então vou abrir o dicionário ao calhas e usar uma palavra diversas vezes para dar tal impressão.

tributário .

tributário .

tributário .

tributário .

tributário .

tributário .

tributário .

tributário .

Anónimo disse...

Caro skizo,

Cuidado isso pode ser considerado SPAM pelos autores do blog... (fui suficientemente simples na linguagem?)

Barrabás disse...

Anónimo,

realmente aquele comentário anterior era demasiado rebuscado... de qualquer forma agradeço a preocupação, de facto aprendi uma série de novas palavras e quase consegui comprender o seu comentário na sua totalidade. Mas diga-me (diga-nos) uma coisa, sendo tão letrado, porque não frequenta uns blogs mais eruditos, do seu nivel? Porque perde tempo com os energúmenos e os seus blogs (perdoem-me Ishkur e Valtiel)?

Sem mais assunto subscrevo-me cordialmente

Barrabás disse...

Esqueci-me de uma coisa:

Anónimo(s) à parte, será defeito meu ou o fulano mais à esquerda na ultima foto dá um arzinho de Ricardo Quaresma?

Anónimo disse...

Por favor.

DNFTT.

Anónimo disse...

Esse DNFTT era para Mim? Nem me vou dar ao trabalho de responder...

barrabás (a escolha do nome foi casual ou és mesmo um criminoso?),

Venho aqui como qualquer outro viria, perco o Meu tempo com o que Eu quiser! Pode ser? Ou será demasiado incomodativo para si e restantes energúmenos? Se bem Me recordo a Minha participação foi encorajada, certo ishkur?

Mecónio para todos!

Xuma disse...

Este anónimo andou muito tempo no 4chan, for sure

TITS OR GTFO

Anónimo disse...

Porque é que todos implicam comigo? Eu só queria ser vosso amigo e vocês tratam-me mal desde o principio... FOGO!

Anónimo disse...

Seu anónimo de trazer por casa, quer amigos? Saia de casa!!!

Assinado
O anónimo
(não confundir com o anónimo piegas anterior)