sábado, 20 de setembro de 2008

Sátira Tropical





Quando pensávamos que a comédia hollywoodesca já não tinha ponta por onde pegar, eis que surge uma lufada de ar fresco a provar-nos errados. Ben Stiller, um veterano da coisa e que já anda no negócio há algum tempo, resolveu-se a fazer um filme capaz de satirizar a indústria e provocar gargalhadas incontroláveis na nossa cadeirinha de cinema.

Tropic Thunder é mesmo isso. Uma combinação brilhantemente conseguida entre o humor satírico à indústria megalómana de Hollywood e o humor palerma da piada fácil e cenas absurdas. Não confundam as coisas... não falo de humor básico completamente falhado como praticamente toda a filmografia do Adam Sandler... falo de linhas genialmente escritas que proporcionam algumas das melhoras tiradas épicas e idiotas alguma vez vistas em filme.

Também pudera. Tropic Thunder reúne um elenco invejável a diversos níveis. Como se não bastasse a mão cheia de actores principais de alto nível, temos um elenco secundário fabuloso, com cameos fantásticos e colaborações de pasmar. Tenho de destacar aqui Tom Cruise (volta, estás perdoado!) pela sua magnífica interpretação e Robert Downey Jr. que consegue provavelmente ser o melhor entre todos.

A premissa do filme é satisfatória quanto baste. Por entre o absurdo de factos completamente impensáveis na vida real, como a largada de um grupo de actores em pleno Vietname para alcançar maior "realismo" na produção em causa, o enredo resume-se à descoberta pessoal dos personagens, há muito perdidos com os seus próprios egos. O que de facto sobressai é o gozo puro com os estúdios e produtores do reino encantado de Hollywood, com as interpretações chamadas "genuínas" de tantos actores que por aí andam e com os excessos que os dólares proporcionam. Pelo meio temos cenas que foram mais controversas por gozarem com o cliché tema-mais-sério, mas no fundo as pessoas que criticam esses momentos de genial concretização humorística são simplesmente idiotas a quem passou ao lado o objectivo de tudo isto.

Pessoalmente uma das coisas que mais me agradou foram as tiradas de alguns dos personagens. Atenção que temos aqui verbália de tal forma épica que nos leva às lágrimas. Combinem isso com tudo o resto e vão ficar agravelmente surpreendidos. Posso afirmar sem dúvidas que desde Kung Pow não me ria tanto com um filme! E isso é um elogio do camandro. Ainda falta algum tempo até o ano terminar, mas creio que dificilmente Tropic Thunder será superado como a melhor comédia do ano. Uma agradável surpresa que deixa boquiabertos 9 em 10 taralhões.


P.S.: Há um bónus delicioso neste filme, que é o facto de começar com trailers fictícios de chorar a rir. Por isso, tentem não chegar atrasados à sessão. Não querem perder este começo.

1 comentário:

Skizo disse...

"I've been a bad boy, father.."