terça-feira, 13 de outubro de 2009

Epifania músico-celestial

Confesso que andava um bocado desligado dos Muse. Os Ingleses são uma banda pela qual sempre nutri algum interesse mas nunca a um nível de adoração. E apesar de trabalhos bastante consistentes e bons faltava sempre um je ne sais quoi que fizesse dizer "caramba, isto é que é!"...

Pois bem, esse momento chegou. Tiro o meu chapéu e faço a vénia devida à banda. Parece que uma nova brisa paira por terras britânicas. Não tenho dúvidas em afirmar que este é, para mim, o melhor álbum dos Muse. Mas atenção! Este trabalho soa a tudo menos Muse... como os conheciam. E aí reside toda a beleza de The Resistance. Altamente experimentalista e influenciado por todo um universo musical muito rico, este álbum transpira confiança e alguma arrogância até. E a mim agrada-me! Começamos com uma groove de ficar no ouvido e a puxar para o pézinho de dança e abanar de anca, com Uprising, para logo de seguida sermos bombardeados com uma Resistance que me deixou absolutamente viciado com os seus pózinhos de rock anos 80 e 90. Depois temos de tudo... um piscar de olho a Depeche, umas manias de grandeza com United Stares of Eurasia e o culminar da obra com o apocalipse psicadélico do trinómio Exogenesis, essa sinfonia celestial, misto de libertação interior e inspiração divina.

Não será, com toda a certeza, um trabalho consensual. Muitos fãs não entenderão este novo rumo sequer. Mas digo-vos, vale bem a pena ouvir e apreciar a genialidade de músicas bem compostas e tocadas a bel prazer dos autores. Parece que enfim, os Muse se libertaram das obrigações que a indústria músical impõe a quem procura sucesso e se dedicaram a compor a música que gostam, como gostam. Ou então, a banda teve uma súbita epifania e sentiu que esta era a forma de exteriorizar essa clarividente manifestação. Seja como for, eu fiquei convencido e dá-me gozo ouvir The Resistance.

Uma breve nota final apenas para destacar as magníficas letras das músicas.

Recomendado vivamente por 9 em 10 taralhões que lamentam agora não ter comprado bilhete para o concerto antes deste esgotar.

1 comentário:

Scuz disse...

Ainda não tive oportunidade de ouvir e com cotação aqui dada abriu-me o apetite. Brevemente o farei.

Até lá deixo aqui um rebuçadinho dos Muse:
http://www.youtube.com/watch?v=tn2qKraB1lQ

^_^