quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Isto não é som para corações fracos...

2009 marcou o lançamento de um novo álbum pelos Converge, 'Axe To Fall'. . Esta banda americana está longe dos habituais rótulos do panorama musical. O que os Converge fazem não pode ser enquadrado na música como a conhecemos. Sériamente alternativos, é natural que nem todos os leitores do nosso afamado blog os aceitem ao primeiro impacto.

O metal que os Converge fazem é algo "mais". Poucas bandas têm a capacidade de, dentro de um estilo músical mais pesado, conseguir ser tão emocional nas suas músicas. Basta prestar atenção aos pormenores para perceber que por detrás das guitarras distorcidas dedilhadas em ritmo alucinante e sob as batidas violentas de bateria encontramos uma melodia e uma profusão de sonoridades que nos transportam às mais profundas emoções contidas bem lá no fundo.

Libertador, incisivo, o seu som transporta-me sempre a um vasculhar dos meus próprios fantasmas e a conseguir gritar sem pudor só porque sim. E basta atentar às composições líricas magníficas de Jacob Bannon para perceber que temos conteúdo.

As faixas são de curta duração e alinhadas sem pausa entre si. O que transforma a audição do álbum no seu todo como uma experiência dividida em fases ou capítulos. Mas sempre com a adrenalina no máximo. O final do álbum é primorosamente pontuado por 2 faixas mais calmas (as únicas de 'Axe To Fall'), uma das quais contando com a participação de Steve von Till nas vocalizações. A última música, 'Wretched World', encerra melodiosamente o álbum, num epílogo perfeito e acompanhada de uma letra fantástica.

Se tiverem estofo para isso oiçam 'Axe to Fall'. Será uma viagem diferente e para a qual nem todos estarão preparados. Mas, sem dúvida alguma, estamos perante um dos melhores álbuns de 2009. Apreciado por 9 em 10 taralhões!

2 comentários:

Jonas disse...

Confesso que só conheço (mal) o "No heroes" e o "You fail me" e nunca me cativaram muito... mas esta crítica deixou-me curioso. Vou "comprar"!

Master Del Universo disse...

instrumentalmente tá gracioso, mas esse vocalista é merda seca, já me habituei though ...