domingo, 27 de abril de 2008

A relevância do Acordo Ortográfico

Enquanto veículo fundamental de informação crucial à nossa existência, o Ninho do Taralhão procedeu, após o sucesso da primeira iniciativa do género, à realização de uma nova sondagem. Mais uma vez, a recolha e tratamento dos dados foi efectuada em parceria com essa entidade sóbria e da mais elevada reputação que é o Dacca Institute for Statistical and Obscure Studies.

Desta vez abordámos uma questão muito falada nos últimos tempos, no nosso País, e que pode marcar o futuro da nossa língua. Trata-se do novo Acordo Ortográfico, que propõe sérias alterações a nível da escrita do nosso magnífico dialecto. Ora, a questão em si não é nada pacífica e tem proporcionado acesos debates de parte a parte, não havendo até ao momento um consenso generalizado. Assim sendo, nós n' O Ninho resolvemos deitar mãos ao trabalho e saber o que pensam os nossos ilustres visitantes sobre este tema.

Há que louvar o facto de a participação neste segundo inquérito ter sido superior à do primeiro, com uns notáveis 20 votos! Assim vale a pena continuar este árduo trabalho de investigação e informação. Quanto ás opções, foram todas obtidas após profunda reflexão e mais uma valente sessão de brainstorming!

Passemos então às conclusões. Mais uma vez houve uma resposta líder incontestada. Para consulta do gráfico seguinte tomem-se em consideração as seguintes anotações.


Sondagem Ninho do Taralhão/Dacca Institue for Statistical and Obscure Studies

Legenda das opções dadas aos participantes:

A) Tão irrelevante como um jogo de Monopólio num filme da Jenna Jameson e mais 7 amigas numa ilha deserta cheia de brinquedos sexuais!
B) Ui! Benzinho mesmo moleque! Legal demais!
C) Tão irrelevante como a existência do José Castelo-Branco
D) Tão relevante como jogar o "Jogo da Bolacha" sozinho...
E) N gosta di bo!



E a resposta que obteve mais votos foi a opção A, com uns notáveis 13 votos, correspondentes a 65% do total! Isto revela-nos que a maioria do(a)s nosso(a)s visitantes são uns viciados em pornografia e assim que viram "Jenna Jameson + amigas + brinquedos sexuais" a sua mente bloqueou automaticamente e logo se apressaram a visualizar o cenário referido. O que fizeram depois... já não é para aqui chamado!
O segundo lugar do pódio foi partilhado pelas opções C e E, ambas com 3 votos, correspondentes a 15% do total. Relativamente à resposta C torna-se óbvio que o Acordo Ortográfico é bem desprezado pelos votantes, uma vez que haverão de facto poucas personagens no universo tão rídiculas e desnecessárias à humanidade como o Zézito. Já no caso da resposta E, que é crioulo para "Eu gosto de ti!", qualquer conclusão a retirar daqui extravasa por completo a minha capacidade intelectual.
Finalmente temos os adversários derrotados desta sondagem. Com apenas 1 voto (5%) a opção B leva apenas o prémio de participação. Ora se atentarmos a que esta era a única resposta favorável ao Acordo (implícito no vocabulário e gramática absurda usados), facilmente concluímos que, para os nossos ilustres visitantes, a batalha do "SIM" estava perdida desde o ínicio. E sem qualquer voto para o registo ficou a opção D. Esta resposta era ambígua, pois ainda que fosse usado o termo "relevante" (vão ao dicionário ver a definição de ironia, ffs), a actividade mencionada é sem dúvida um triste retrato de muitos adolescentes e adultos solitários de hoje em dia. No entanto, não é claro se não terá sido a vergonha reprimida que terá levado muitos dos praticantes desta modalidade à base de bolachas maria e Johnson's Baby Lotion* a optar por uma das restantes hipóteses.



Em jeito de comentário final, resta-me agradecer a todos os que participaram em mais um grandioso estudo e apelar a que continuem a manifestar interesse nestas iniciativas. Quanto ao Acordo Ortográfico, parece-me evidente que ninguém está para aí virado. Talvez tenha a ver com o facto de o dito cujo ser UM ABSURDO TOTAL!? Meditem nisto.

Despeço-me com amizade!



*Mais uma vez frisamos que este blog e os seus autores não estão associados de alguma forma à marca aqui referida e não ganham absolutamente nada com a publicidade gratuita dispensada. No entanto, a loção Johnson's é de facto bastante macia e agradável ao tacto, proporcionando um deslizar extraordinário.

1 comentário:

Skizo disse...

Demência? Eu?

Em relação ao Acordo Ortográfico, estou de acordo.
Estou de acordo em como todos os envolvidos deviam ser açoitados por libaneses nus e peludos com perucas à lá bill kaulitz durante 20 dias e 20 noites.