sexta-feira, 4 de julho de 2008

A equipa de todos nós...

Agora que já toda a gente chorou as suas lágrimas pelo sonho desfeito do Euro, é tempo d' O Ninho lançar a sua análise. Darei início às hostilidades com uma breve apreciação do desempenho dos jogadores portugueses. Óbvio que a performance da selecção foi fraquíssima e que a imagem deixada foi pouco digna do estatuto que já deveríamos ter. Lamentavelmente continuamos a não passar de grandes nomes e pouca equipa. Ao menos uma coisa boa, o prepotente e egocêntrico "sargentão" já partiu rumo às libras de Abramovich e finalmente livrámo-nos de uma das principais razões porque estagnámos há já uns bons anos (para aí desde depois do Euro 2004).

No que respeita aos nossos "artistas da bola"*:

Ricardo (1): Mais uma vez provou que é o elo mais fraco desta equipa e que apenas o seu estatuto de menino protégé do mister o garantia nas convocatórias. Falhou como já falhara em 2006 e em tantos outros jogos importantes, e entregou a eliminatória. Não sabe saír-se dos postes e não melhora com o passar dos anos, antes piora. Talvez venha um novo técnico que o ponha na rua de vez. Vamos ter fé!

Nuno E. Santo (/) e Rui Patrício (/): Não tocaram na chicha...

Paulo Ferreira (4): Scolari em toda a sua arrogância optou por chamar outro dos seus meninos para o lado esquerdo. O Paulito até é bom jogador mas o estatuto de reserva no Chelsea veio bem ao de cima e espelhou-se nas suas fracas exibições. Não soube adaptar-se ao lado esquerdo e simplesmente não atacava. Uma quase nulidade e tremenda injustiça para Jorge Ribeiro (que é esquerdino e merecia oportunidade a sério).

Bruno Alves (5): Pouco tocou na chicha... Está pronto para qualquer eventualidade mas não tira lugar a nenhum dos titulares.

Bosingwa (8): Um dos melhores de Portugal, apenas ofuscado por Pepe e Deco. No último jogo não esteve tão bem, mas não chega para anular as boas exibições. Muito rápido, óptimo a atacar e eficaz a defender. Não se pede mais a um lateral.

Fernando Meira (6): Para Scolari foi sempre jogador de banco. Mas é um suplente de luxo, belíssimo jogador de características defensivas que garante estar sempre pronto. Gosto mais dele a defesa central.

Miguel (5): Não chega aos calcanhares de Bosingwa no presente. É um lateral de categoria mas parece que se esqueceu disso.

Jorge Ribeiro (/): Quase parece que foi convocado por favor, só para ficar bem na fotografia depois da época que fez no Boavista. Merecia ter jogado, e porque não colocá-lo no lugar de Paulo Ferreira?

Pepe (10): A par de Deco, o melhor da selecção. Parece irónico... os dois brasileiros a salvarem a cara da equipa. É um defesa de topo: rápido, inteligente, seguro. E como bónus até é bom de bola e a atacar.

Ricardo Carvalho (7): Esteve mais apagado que o costume e contra a Alemanha ficou um bocado a dormir em algumas alturas, mas é um central de categoria e intocável na equipa. Esteve só uns furos abaixo do costume (que é sempre muito bom).

Raúl Meireles (7): Provou que Petit tem competição à altura. Disponível e esforçado, é um jogador que aprecio. Falta-lhe um pouco mais de regularidade e será um médio extraordinário.

Petit (7): Ao contrário da opinião generalizada, acho que esteve bem. Muito melhor do que a época catastrófica que fez no Benfica. Não tem a disponibilidade física de outros tempos, é certo, mas teve garra e foi eficaz como primeira barreira defensiva. Bem também nas marcações, enquanto tinha pernas.

João Moutinho (7): Já era tempo de Moutinho conquistar um lugar na selecção. É um jogador de muita qualidade, cuja mais valia é a polivalência. Tem tudo para conquistar o seu espaço na equipa. Brilhou por instantes mas depois eclipsou-se. Uns furos abaixo do costume.

Miguel Veloso (5): Claramente muito atrás de Meireles na luta pelo lugar. Banal e pouco incisivo. Se estivesse menos preocupado com o visual e com a mania do estrelato por causa das transferências anunciadas faria muito mais pela selecção. Tem muito que crescer ainda.

Deco (10): O melhor dos portugueses. Genial em campo. Passes precisos, técnica perfeita, desequilibrou sempre que era preciso. Depois de uma época muito má soube levantar a cabeça e suar a camisola. Também pudera... tinha de impressionar eventuais compradores. Muito bem!

Cristiano Ronaldo (7): Não há dúvidas que é o melhor do mundo, mas já poucos esperavam que fosse brilhar. Vinha esgotado da época no Man. United e como se não bastasse, a novela "Real Madrid" deu-lhe cabo da concentração. Para a próxima há mais (e melhor, esperemos).

Hugo Almeida (/): Foi passear e ver as paisagens...

Simão (7): É um jogador incrível e esteve bem. Mas não foi decisivo, e podia ser. Porque a isso nos habituou. Não comprometeu, não falhou, mas esteve também ele uns furos abaixo do normal.

Quaresma (4): Ele bem reclama mais protagonismo, mas na selecção é jogador de banco. Nunca consegue igualar as exibições que faz no FCP. Está a quilómetros da titularidade de Simão.

Nani (7): Este sim é o verdadeiro perigo para Simão. Quando está inspirado faz toda a diferença. Mas ainda lhe falta um pouco mais de cabeça. Está bem no Man. United, onde pode ganhar essa maturidade. Esteve muito bem, podia ter jogado mais que Portugal só ganhava.

Nuno Gomes (7): Ao contrário do que faz no Benfica nos últimos anos (arrastar-se e desperdiçar golos) na selecção tem sempre atitude de guerreiro. Esteve bem, não fez melhor porque não lhe proporcionaram os meios. Esforçou-se sempre no meio das muralhas defensivas e criou espaços. Também marcou, e mereceu. Ainda assim, Portugal precisa de um avançado melhor.

Hélder Postiga (6): Não é o substituto para Nuno Gomes. É um avançado vulgar que nunca se conseguiu impor. Talvez agora o Sporting lhe faça bem... vamos ver. Ainda assim esteve bem e marcou um golo. Uma raridade!



*Classificação atribuida de 1 a 10 valores.

2 comentários:

Anónimo disse...

Esse cara só fala baboseira. E o burro sou eu!? Se os meninos não conseguiram não vai sobrar pra mim não! Eu saio de consciência super tranquila!

Anónimo disse...

Parece-me que há valores que estão inflacionados...