quinta-feira, 13 de março de 2008

Pimenta da Índia



A minha última incursão por uma sala de cinema dedicou-se a apreciar o mais recente trabalho do senhor Wes Anderson. E desde já vos garanto que foi uma aposta ganha. Melhor ainda, o filme revelou-se surpreendente. Mas passemos ao que interessa!


The Darjeeling Limited conta a história de três irmãos que se reencontram após um ano sem manterem contacto, para embarcarem (literalmente) numa viagem espiritual em busca de si próprios e com o objectivo de restaurarem a sua amizade. É que o retiro da alma consiste duma viagem de comboio pela Índia, rumo a um destino final que lhes é ocultado pelo irmão mais velho (que organiza o reencontro). Até aqui tudo bem. O "problema" é que os nossos personagens principais são completamente disfuncionais, e todos eles particularmente caricatos. Cada um com a sua mania mais estranha e personalidades deliciosamente cómicas e contrastantes. Por onde quer que passem causam o caos e a anormalidade e deixam os que se cruzam no seu caminho sem saber bem o que raio presenciaram.

Grande parte do filme passa-se dentro do comboio, onde os espaços estão impecavelmente decorados, proporcionando cenários ideais como mosaicos perfeitos daquilo a que assistimos. E sem excepção, as estrelas principais do filme estão muitíssimo bem, encarnando de forma perfeita cada um dos seus loucos. A banda sonora, por sua vez, consistiu de músicas retiradas de filmes indianos. E cai que nem uma luva. Nada foi deixado ao acaso e, sinceramente, o que mais me agradou foi a perfeição do ambiente criado, tão apropriado, tão simples, tão bem conseguido que resulta numa história divertida e que, ao critério de cada um, pode trazer uma mensagem. Eu pessoalmente, optei por adoptar essa visão, essa concepção de que por trás de aproximadamente 91 minutos de tão bom entretenimento e diversão, está também uma lição sobre como estar na vida e fazer valer os momentos.

Em jeito de conclusão, mexam portanto as vossas peidas balofas e desloquem-se até ao cinema mais próximo onde The Darjeeling Limited ainda esteja em exibição e aproveitem um filme bem descontraído. Claramente 9 taralhões em 10!



P.S.: Convem referir que antes de se dar início à projecção do filme é-nos oferecida a curta-metragem 'Hotel Chevalier', como complemento ao filme, e que conta com a presença da tão fofinha e agradável à vista Natalie Portman. E sim, o bumbum da menina é revelado tal como veio ao mundo! Mas um pouquinho mais desenvolvido. Portanto... julgo não ser necessário argumentar nada mais em abono desta produção. E sim... Hotel Chevalier também vale só por si.

Sem comentários: