terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Ishkur's Best of 2009 (música)

Dois mil e nove já lá vai. Estamos em época de balanços e novos projectos. Como tal, aqui n' O Ninho também não podia faltar um balanço do que de melhor se fez no ano que agora terminou. Obviamente as escolhas que se seguem são uma opinião pessoal e naturalmente que não ouvi tudo o que se fez de música no ano passado. Do que ouvi, estas são as minhas escolhas. Espero que apreciem.

Brevemente também um post com as escolhas de cinema.



#1
Isis
, 'Wavering Radiant'

São dos melhores no que respeita a metal progressivo. O trabalho nas guitarras é delicioso, todo um som detalhadamente pensado e encaixado. Desde 'Oceanic' que não ficava tão deslumbrado com a sua música. Um pecado ter falhado o concerto deles no Íncrivel Almadense...



#2
Mastodon, 'Crack The Skye'

São uma das bandas referência do metal hoje em dia. Incrivelmente consistente, é quase impossível ficar indiferente a este trabalho. Brutal e deslumbrante na composição de todas as músicas.



#3
Converge,
'Axe To Fall'

A cada trabalho novo vão ganhando estaleca e surpreendendo. Sériamente alternativo, foi uma agradável surpresa na música de 2009. Peso e emoção combinados na mistura perfeita. No mínimo libertador...



#4
Röyksopp, 'Junior'

Para a 4ª posição dois álbuns em
ex aequo.

O melhor álbum de electrónica do ano. Temos a participação de Karin Dreijer-Andersson aka Fever Ray em duas faixas. Reminiscente de uma pop electrónica entretanto perdida, saltitando entre o lamento desiludido e canções de isolamento, é fácil imaginar as músicas deste álbum como banda sonora dos melhores momentos da nossa vida. Talvez seja uma boa banda sonora para 2010. Espero que sim.


Fever Ray, 'Fever Ray'
A par de Junior, um dos melhores álbuns de música electrónica do ano para mim. Com ares de introspecção e viagem ao intímo, o resultado é triunfante. Sendo uma primeira incursão a solo mais valor lhe dou.





#5
Danger Mouse & Sparklehorse, 'Dark Night Of The Soul'

Das profundezas da mente saiu este trabalho genial. Colaborações dignas de respeito que incluem até David Lynch a cantar! Muito dark, muito íntimo, algo de refrescante no panorama músical actual.



#6
Devildriver, 'Pray For Villains'

Moderno e revigorante, claramente o melhor trabalho da banda até à data e um esforço muito bem conseguido. Groovy e energético, do que de melhor se fez no metal de 2009.



#7
The xx
, 'xx'

Uma viagem emocional perfeitamente delineada. Para os corações desfeitos, para os corações esperançosos. E a prova de que boa música ainda pode ser feita numa garagem, entre amigos.



#8
The Prodigy,
'Invaders Must Die'

O regresso glorioso dos Prodigy. De volta ao som dos primeiros álbuns da banda que marcaram uma geração. Do príncipio ao fim músicas às quais não conseguimos ficar indiferentes e todas a puxar para o pézinho de dança. Estão em boa forma e é um trabalho consistente.



#9
Muse,
'The Resistance'

Vale sobretudo pela surpresa e inovação tendo em conta o percurso da banda. Uma demonstração de maturidade e de como ainda se consegue fazer bom rock hoje em dia. Descolaram-se do rótulo e seguiram o caminho da música que lhes apetece fazer. Foi, sobretudo, uma prova de talento e criatividade.



#10
Otep,
'Smash The Control Machine'

Para a 10ª e última posição deste best of novamente dois álbuns em ex aequo.

O mais recente trabalho dos Otep porque está de facto à sua imagem. Poderoso e sem papas na língua. Acutilante nas letras e no som que fazem, não pode passar despercebido neste top ten.


Slayer, 'World Painted Blood'

Ano que tenha novo álbum dos Slayer só pode ser de "boa colheita". Não podia ficar de fora. São os veteranos de volta em grande força, com muito peso e brutalidade. Solos inacreditáveis, bateria de cortar a respiração, puro frenesim musical. Um trabalho muito bem conseguido e que é o retrato daquilo que é o metal na sua forma mais pura.

4 comentários:

Avram Garrison disse...

Aprovo isto. Já vou conhecer umas coisinhas novas! :D Thanks

Jonas disse...

Excelente selecção, sem dúvida! Concordo com grande parte disto... os Isis são os justos detentores do 1º lugar. No entanto se tivesse que fazer uma selecção, não poderia deixar de fora o regresso em grande dos Alice in Chains e o brutalíssimo Evangelion dos Behemoth. Destaque também para os novos álbuns de Porcupine Tree e Katatonia pela qualidade e solidez a que já habituaram. Mas enfim, as opiniões são como as vaginas... já dizia o outro! =)

Ísis disse...

Ando à espera de mais textos! Andam sem tempo ou sem inspiração?
Beijocas

Master Del Universo disse...

axe to fall dos converge - instrumental 10/10 , vocals -1/10